Tavira Portugal Travel Guide by 55Secrets Algarve

15 razões para visitar Tavira


Tavira Algarve: Genuína e Inspiradora

Considerada uma das mais belas cidades algarvias, Tavira combina praias incríveis e natureza deslumbrante com um património histórico e religioso fascinante.

Também conhecida como a “Veneza do Algarve”, Tavira é uma aposta vencedora para quem procura um destino autêntico e genuíno, uma base tranquila em ambiente familiar.

Esta cidade pitoresca com localização privilegiada tem tudo o que precisa para umas férias de sonho.

Conheça a cidade e descubra as 15 Razões que nos fizeram adorar Tavira e pelas quais a deve visitar.


1. Praias

Tavira brinda-nos com praias fantásticas de areia fina e águas cristalinas, perfeitas para uma caminhada à beira-mar.

A Praia do Barril tem um carácter único devido ao seu peculiar cemitério de âncoras. Lá pode encontrar mais de 100 âncoras, pertencentes outrora a uma comunidade de pescadores de atum. O acesso à praia pode ser feito através de um percurso pedonal onde é possível observar a riqueza ambiental da ria formosa, ou alternativamente, através de um pequeno comboio que assegura um transporte regular até ao areal. A via ferroviária presente neste local fazia o transporte do pescado em tempos antigos.  A nascente, a praia de Terra Estreita, prolonga-se por uma língua de areia com cerca de 50 metros de largura proporcionando tranquilidade e isolamento aos seus visitantes. A praia da Ilha de Tavira é a praia mais próxima de Tavira e é também a praia com maior movimento sendo acessível através de barco tal como a praia de Cabanas.

2. Património Religioso

Tavira possui um conjunto de arquitetura religiosa algarvia muito interessante, onde se destaca a riqueza artística das suas igrejas, ermidas e capelas espalhadas por toda a cidade. A sensibilidade religiosa da cidade instituída pelos inúmeros centros de devoção revela a sua importância e prosperidade ao longo dos séculos.

A igreja de Santa Maria do Castelo, construída sobre uma antiga mesquita apresenta uma arquitetura eclética, e na capela-mor encontra-se uma inscrição lapidar correspondente ao túmulo do cavaleiro que conquistou Tavira aos mouros bem como sete dos seus cruzados.

A elegante Igreja da Misericórdia é considerada uma obra-prima do Renascimento algarvio. No interior há um impressionante mosaico de azulejos que revestem a parte inferior das paredes da igreja com representações das 14 “Obras de misericórdia”.

3. Gastronomia

A saudável e deliciosa dieta mediterrânica está intrinsecamente presente na gastronomia da cidade de Tavira. Esta dieta, que tem por base os produtos endógenos do mar, do barrocal e da serra e é sem dúvida um atributo que não deixa nenhum dos visitantes da cidade de Tavira indiferente. Dos produtos provenientes do mar, destaca-se o delicioso e tão requisitado polvo de Santa Luzia, com igual e merecido destaque para o marisco e também para o atum confecionado das mais diversas e saborosas formas.

Ao nível da serra e do interior, a perna de cabrito no forno, a açorda de galinha, os enchidos e o queijo fresco de cabra e ovelha fazem parte da oferta gastronómica.

Por último pode ainda deliciar-se com os magníficos doces feitos à base de amêndoa, gila, alfarroba, figo e os folhados de Tavira.

4. Achados arqueológicos

A cidade de Tavira é uma cidade encantadora e realmente surpreendente também ao nível arqueológico. Entre o final do século VIII e o século VI A.C, Tavira foi colonizada por uma população proveniente do extremo oriental do Mediterrânio e são vários os vestígios da ocupação fenícia na cidade de Tavira como é o caso dos poços rituais fenícios, da muralha fenícia, da necrópole fenícia e do bairro almóada. A influência islâmica é também notória e pode ser observada no centro histórico, através das muralhas islâmicas de Tavira e também no núcleo islâmico, local onde foi encontrado uma das peças mais emblemáticas dessa época: o Vaso de Tavira.  Esse e muitos outros artefactos fascinantes podem ser encontrados no museu Islâmico que explica a influência histórica dos Mouros na cidade de Tavira.

5. Parque Natural da Ria Formosa

Esta área protegida de alto valor ambiental estende-se por mais de 170 quilómetros quadrados e inclui uma grande variedade de habitats como os sapais, dunas, salinas, lagoas de água doce, matas, entre outros. A ria formosa é realmente importante em termos económicos, ecológicos e sociais uma vez que é a base de sustento de várias famílias da região e habitat natural de inúmeras espécies.  É possível observar mais de 200 espécies de aves na ria formosa das quais algumas são residentes permanentes estando outras apenas de passagem. Para além desta biodiversidade é também possível observar pescadores e salineiros a trabalhar da mesma forma que os seus antepassados. A melhor forma de explorar a ria formosa é através de um passeio de barco que permite observar em mais detalhe o vasto espaço lagunar.

6.  Praça da República

Esta elegante praça pedonal marca o início de qualquer passeio pelo centro da cidade de Tavira. De um lado a câmara municipal, do outro esplanadas de bares e restaurantes onde pode almoçar, jantar ou beber um café durante o dia. Projetada com um anfiteatro várias pessoas rondam esta praça para disfrutar de música ao vivo e outras atuações. Esta praça era utilizada como a praça do mercado e possui nos dias de hoje, ao centro um monumento dedicado aos soldados da primeira guerra mundial.

7. Mercado Municipal

Localizado não muito longe do centro, o mercado municipal é o mercado principal de Tavira. Lá é possível encontrar uma grande variedade de frutas, vegetais, especiarias e peixe fresco. Com preços convidativos e produtos de boa qualidade este é um mercado que vale a pena visitar.

8. Passeio de Bicicleta

Uma outra forma de disfrutar da paisagem da ria formosa é através de um passeio de bicicleta pela EcoVia do Litoral.  Num agradável percurso de 23km, que atravessa doze concelhos, e liga o Livramento à freguesia de Conceição e Cabanas é possível observar e aproveitar o melhor que a Ria Formosa tem para oferecer. Esta atividade acaba por ser extremamente relaxante pois é possível observar sapais, salinas e várias espécies de fauna e flora.

Alugamos as nossas bicicletas com o Abilio Bikes e as bicicletas foram entregues no nosso quarto de hotel para podermos aproveitar o passeio matinal e as vistas da ria durante o nascer do sol.

9. Palácio da Galeria

 A sede do museu municipal de Tavira é um palácio Barroco de origem medieval que remonta à época dos fenícios. Várias escavações foram feitas e revelaram poços ritualísticos dedicados ao Deus das tempestades, Baal. Estes poços bem como alguns artefactos podem ser vistos à entrada do palácio observando algumas zonas do chão pavimentadas em vidro. Temas mais recentes são retratados nas instalações do museu como a arte contemporânea local, a dieta mediterrânica, a atividade piscatória e tradições folclóricas da cidade de Tavira, devidamente acompanhadas por fotos, filmes e trajes. Por aqui passaram importantes manifestações de arte contemporânea nacional e internacional bem como exposições centradas no território de Tavira, na sua história e património.

10. Castelo de Tavira

Localizado no coração da cidade, o castelo de Tavira é sem dúvida o melhor vestígio da era Moura da cidade. Com paredes que datam da dinastia Almorávida dos anos 1000, este castelo foi construído para proteger a travessia do rio antes da construção da ponte. É possível subir às muralhas e à torre albarrã octagonal onde se obtém uma vista magnífica sobre a cidade e a ria. Dentro do castelo existe também um jardim muito bem cuidado, agradável para uma pequena pausa ou passeio.

11. Jardim publico de Tavira

Mesmo ao lado da praça da República e junto à zona Ribeirinha, encontra-se o Jardim Público de Tavira ou Jardim do Coreto. Este é o lugar ideal para descansar e relaxar, caminhando pelo seu pavimento em mosaico rodeado de diversos bancos de jardim, árvores e canteiros de flores. O coreto octagonal em ferro, que dá o nome ao jardim foi desenhado no Porto e trazido para Tavira de barco. Ao fundo do Jardim encontra-se o Mercado da Ribeira onde é possível encontrar várias lojas e restaurantes no interior.

12. Salinas de Tavira

As Salinas são definitivamente um local a não perder na sua visita à cidade de Tavira. Estes habitats esculpidos pelo homem são locais interessantíssimos do ponto de vista animal devido à presença de complexas teias alimentares nestes locais. É de facto magnífico visitar estes ecossistemas artificiais explorados para a extração de sal marinho, mas é necessário ter em conta que nem todas as áreas são acessíveis. Vestígios indicam que a produção de Sal em Tavira remonta à era dos fenícios que o utilizavam na conservação de alimentos. Existem salinas em funcionamento há mais de 100 anos, utilizando sempre o mesmo processo ancestral, ao longo das várias gerações.

13. Produtos Tradicionais

Não é difícil de perceber que um dos produtos tradicionais de Tavira seja o sal.  O sal de Tavira e a flor de sal de Tavira tratam-se ambos de sal marinho não refinado, não lavado e sem aditivos após a sua colheita manual. A grande diferença entre os dois é que a flor do sal de Tavira é bem mais frágil, solúvel e apresenta diferentes níveis de sais minerais na sua composição. Produtos igualmente tradicionais são os licores e aguardentes de medronho ou figo, produzidos de forma artesanal nas freguesias de Santo Estêvão e Santa Catarina da Fonte do Bispo.

14. Passeio a Cavalo

Esta é uma forma completamente diferente e divertida de experienciar o parque Natural da Ria Formosa. Todos os dias são organizados passeios a cavalo pela natureza onde adultos e crianças podem montar um cavalo mesmo sem nunca o terem feito antes! Numa experiência inesquecível de cerca de 1 hora e meia é possível passear pela praia, contemplar a natureza com uma vista privilegiada e contactar bem de perto com estes animais incríveis.

Marcamos o nosso passeio com o Turismo Equestre de Tavira e recomendamos vivamente a experiência.

15. Ponte Antiga

Esta ponte é um dos símbolos mais famosos da cidade de Tavira que une os dois lados da cidade separados pelo rio Gilão. Existem várias pontes que atravessam este rio, mas esta é sem dúvida a mais interessante pois constitui um miradouro lindíssimo. Em cima da ponte existem bancos que permitem apreciar o rio e a paisagem urbana histórica de Tavira. A ponte antiga, que a tradição teima em designar como romana, tem origem medieval. Tudo indica que terá substituído uma ponte romana no mesmo local que os romanos utilizavam para ligar Tavira a Castro Marim.

Onde ficar

A cidade de Tavira tem uma vasta variedade de Hóteis e alojamentos locais para todo o tipo de viajantes e orçamentos. Para que procurar um local calmo com uma localização de sonho, recomendamos o aldeamento Pedras D’el Rei por estar no coração da Ria formosa e a uma caminhada da praia do barril.

Tavira tem muito mais para descobrir e foi uma incrível surpresa. A cidade tem imensa história e uma variedade de atividades sociais e culturais que a tornam a escolha perfeita para umas férias em familia em segurança e com tranquilidade.

Adoramos a qualidade das praias e o fato de termos tampo espaço para podermos disfrutrar em segurança da região.

Esperamos que este guia sirva como base para explorar a cidade de Tavira e descobrir esta linda região do Algarve

55 SECRETS
PORTUGAL

We are António and Marina, a Portuguese couple passionate about traveling and exploring each new destination from a local perspective. Together we're embarking on a journey to unravel the secrets of the world's most unique, under-the-radar and beautiful places. We started 55 Secrets to provide a regular source of the best travel related tips including the best unknown locations, insight from travellers and a curated list of the best places to explore during your trips. With over 80 Top selling Travel Guides published we want to make sure you get to explore every single place with the best local tips!