55Secrets Lagoa Portugal Travel Luxury Guide

Escapadela romântica de 4 dias em Lagoa Algarve

Lagoa é uma cidade pequena e pitoresca, localizada no Oeste Algarvio, repleta de habitações caiadas de branco que se situavam sobre uma lagoa (Lagoa). Atualmente a lagoa já não existe, mas o nome permanece, assim como os vinhos de primeira qualidade da região.

Durante a nossa última viagem ao Algarve decidimos passar 4 dias a explorar a zona de Lagoa e ficámos surpreendidos com a quantidade de atividades incríveis que se pode encontrar numa zona tão pequena.

A cidade de Lagoa é uma mistura de casas novas e velhas que transmite uma atmosfera encantadora sobre o Algarve tradicional. A menos de 10km da cidade pode encontrar praias magníficas conhecidas pelas suas falésias coloridas e águas cristalinas.

Lagoa é uma região interessante para ficar e visitar, se pretende fugir das multidões características das outras regiões turísticas do Algarve e ter uma experiência verdadeira e local da região sul do Algarve.

Durante os nossos 4 dias em Lagoa, o nosso principal objetivo foi experimentar as atividades locais e ter algum tempo de qualidade em casal sem muito stress. Se quer ter flexibilidade e liberdade para ir a qualquer lugar quando quiser, ter um carro para explorar é essencial. Se vai voar para o aeroporto de Faro, Lagoa fica a cerca de 60km a oeste do aeroporto e a viagem demora menos de 40 minutos.

Esperamos que o nosso plano de 4 dias o inspire a visitar Lagoa e lhe dê uma ideia das atividades relaxantes e incríveis que poderá fazer na área.


# DIA 1

Saímos do Porto de madrugada e chegamos ao Tivoli Carvoeiro Resort por volta da hora do check-in. Fomos recebidos pela equipa e pudemos fazer o check-in de imediato. O nosso quarto ficava no 6º andar com vista para o mar (certifique-se que escolhe um quarto com vista para o mar, não se irá arrepender).

O hotel está localizado junto a uma das nossas praias favoritas do Algarve (Praia de Vale Covo), e nós adoramos a sensação de acordar e olhar pela janela com uma vista tão incrível.

Depois de nos instalarmos no nosso quarto, demos uma volta pelo hotel e descemos até a praia, uma vez que o hotel tem acesso direto a ela. A praia estava praticamente vazia e pudemos finalmente dar o primeiro mergulho no oceano depois da nossa longa viagem desde o norte de Portugal.

Por volta das 20h saímos do hotel e fomos ao Chef’s kitchen Carvoeiro para jantar. Se gosta de caminhar são cerca de 20 minutos a pé, onde poderá ver a vila de Carvoeiro e fazer algumas compras pelo caminho.

O restaurante está localizado mesmo no centro da vila e tem uma atmosfera verdadeiramente única e elegante. A área exterior é perfeita para uma noite de verão e a comida é deliciosa.

Eu optei por um bife e a Marina experimentou uma das especialidades de peixe, e ambos adoramos. Todos os produtos eram frescos e a apresentação dos pratos elegante. Tanto a equipa como a proprietária eram muito atenciosos de modo a garantir uma experiência agradável.

Depois do jantar, caminhamos até à praia e apreciamos as vistas antes de voltar para nosso hotel e encerrar a noite.


# DIA 2

Começámos o nosso segundo dia de manhã bem cedo com o pequeno-almoço no Tivoli Carvoeiro. Acordamos cedo para ter a certeza de que conseguíamos um lugar sobre a piscina para aproveitar as melhores vistas de pequeno-almoço da região. O pequeno-almoço é estilo buffet, sendo que o staff ajuda a seguir todas as medidas de segurança e higiene necessárias da situação atual.

Depois do pequeno-almoço, decidimos explorar uma praia diferente. Fomos para a Praia da Cova Redonda, onde passamos a manhã a relaxar na área de praia administrada pelo Vila Lara Resorts. A praia é enorme, e como chegamos de manhã cedo estava muito tranquila, perfeita para uma caminhada pela região ou relaxar e apanhar sol numa das camas de praia. Aqui, desgostamos um mocktail de abacaxi refrescante antes de ir almoçar.

De seguida, fomos ao restaurante O Molhe. Um pequeno e encantador restaurante familiar com uma vista deslumbrante sobre o cais para a Praia da Rocha e o rio. A viagem demorou cerca de 25 minutos, mas a Cataplana de marisco valeu muito a pena. O peixe e mariscos estavam tão frescos e deliciosos que ficamos quase 2 horas a apreciar e a degustar um vinho local.

Como acordamos cedo, decidimos voltar para o hotel e relaxar um pouco na piscina antes do pôr do sol.

Por volta das 18h, seguimos para o Porto de Portimão para nos encontrarmos com a equipa da ProRent Algarve. Encontramo-nos com o Manuel, um dos membros da equipa ProRent que conhece todos os cantos da região e que estava prestes a levar-nos num passeio de barco que não iríamos esquecer.

Se tem carta de Patrão Local, pode alugar o barco e seguir para as águas para descobrir a costa. Caso contrário, pode pedir a um skipper local para lhe mostrar a região, e foi isso que fizemos. Saímos do cais por volta das 18h e passamos as 2 horas seguintes a explorar a costa, descobrindo as melhores grutas de Lagoa e obtendo as perspetivas locais do Manuel sobre os sítios mais incríveis para as nossas fotos, enquanto saboreávamos um delicioso vinho local Rosé da Quinta dos Santos.

Esta foi provavelmente a nossa experiência favorita, já que desejávamos visitar as Grutas de Benagil há tanto tempo e esta foi a forma perfeita de as descobrir e desfrutar dos locais sem multidões.

Um pouco depois das 8, estávamos de volta ao porto e prontos para uma experiência gastronómica verdadeiramente memorável e bem conhecida entre os habitantes locais. Fomos ao O Charneco, para uma experiência gastronómica tradicional única, um local onde apenas se senta e espera pela sua comida. Na realidade não escolhe o que come. O proprietário irá trazer 7 iguarias tradicionais diferentes e partilhar algumas histórias interessantes sobre a área. O restaurante é um clássico genuinamente local com o melhor da comida tradicional da região. Se gosta de comida local, este lugar é imperdível. Saímos do restaurante 3 horas mais tarde, extremamente cheios e felizes com todos os pratos que provamos.


# DIA 3

Como de costume, começamos o dia com nosso pequeno-almoço no hotel antes de seguirmos para Vale D’Oliveiras Quinta Resort and Spa. Chegamos por volta das 9h e começamos a manhã com uma aula de ginástica no Health club do Hotel para queimar algumas calorias do jantar anterior. Em seguida optamos pela massagem Oriental Sensations, e ambos recebemos uma massagem de esfoliação com pedras de argila, ótima para relaxar após o treino. Terminamos nossa visita ao Vale D’Oliveiras com uma taça de champanhe à beira da piscina antes de sair para almoçar.

Almoçamos na Casa do Rio, uma pedra preciosa escondida à beira do rio. Ficamos muito felizes em ter encontrado este lugar. A localização é incrível, e as vistas das mesas exteriores são deslumbrantes. Consegue disfrutar da atmosfera tranquila do rio e ainda estar bem perto das áreas de praia, sendo o intervalo perfeito para o almoço. Se gosta de música, eles têm atuações ao vivo todas as sextas-feiras à noite. Eu comi um lombo de porco tradicional e a Marina optou pelo caril de camarão, ambos adoramos e recomendamos.

Após o almoço, fomos até à Quinta dos Vales para uma experiência única. Começamos por passear pela propriedade e aprender um pouco mais sobre a história da Quinta dos Vales, apreciando as estátuas únicas que se exibem em redor das vinhas antes de “fazermos o nosso próprio vinho”.

Este local é um dos produtores de vinho mais conhecidos do Algarve e foi fantástico poder experimentar e fazer o mistura da nossa própria garrafa de vinho. Experimentámos diversos vinhos, um guia local mostrou-nos como era feito o processo de mistura e finalizámos a experiência com uma garrafa de vinho misturada por nós. Agora, só precisamos esperar alguns meses antes de a poder degustar em casa e relembrar esta experiência.

A última paragem do dia seria na cidade de Lagoa para uma deliciosa experiência gastronómica. Fomos ao Gaspacho & Migas, um restaurante local que ambos adorávamos. A equipa e o proprietário eram as pessoas mais simpáticas do mundo, e tinham tanta paixão pelo projeto que nos inspiramos e saímos do local com um grande sorriso. O objetivo do restaurante é trazê-lo de volta às raízes gastronómicas algarvias e alentejanas. O seu lema é “Cozinhe devagar, coma ainda mais devagar e, se possível, com uma boa companhia” e foi exatamente isso que recebemos do nosso jantar. A comida girava em torno de pratos tradicionais e ingredientes orgânicos locais com um toque moderno e de fusão.


# DIA 4

O nosso último dia completo em Lagoa começou com uma experiência totalmente nova, o golfe. Nenhum de nós tinha experimentado, pelo que foi emocionante e divertido experimentar este desporto no Pestana Golf Gramacho.

Encontramo-nos com o Marco, um amante do golfe que trabalha com o Pestana Golf há quase 2 décadas. Ele mostrou-nos a propriedade e concordou em dar-nos alguns conselhos ​​para a nossa primeira experiência de golfe. Em menos de uma hora, a Marina conseguiu lançar a bola para a bandeira dos 100 metros, demonstrando um certo talento natural para o deporto. A propriedade é incrível e o campo de golfe está em muito bom estado. As vistas do bar sobre o buraco final eram fantásticas e achamos tão divertido a nossa experiência de golfe que estamos tentados a voltar no futuro.

Depois da nossa experiência de Golfe, dirigimo-nos à pequena aldeia de Ferragudo. Este lugar é tão lindo. As pequenas ruas floridas e as casas pitorescas foram o ambiente perfeito para caminhar até à Borda do Cais.

Para o almoço, experimentamos o Pregado pela primeira vez, e estava simplesmente delicioso. Eles trazem as opções frescas do dia para a mesa para que possa escolher o peixe que deseja antes de o grelharem em frente do restaurante, para que possa vivenciar todo o processo e comer peixes deliciosos e frescos.

Uma das especialidades do restaurante é o arroz de lingueirão, que acompanhou os nossos peixes, e ficou simplesmente perfeito. Este foi o tipo de experiência que mais gostamos: ver o peixe a ser preparado na hora, enquanto vemos o pescador a chegar do cais com a pesca do dia.

Durante a tarde caminhamos um pouco mais pela vila de Ferragudo antes de seguirmos para o Tivoli Carvoeiro. Lá, disfrutamos da piscina e terminamos o dia com uma experiência no terraço a ver o pôr do sol no Sky Bar Carvoeiro. Este foi provavelmente um dos pores do sol mais bonitos que já vimos em muito tempo.

No nosso último jantar, fomos ao The One restaurant mesmo no rés-do-chão do Tivoli Carvoeiro. Terminamos a nossa viagem para Lagoa com um jantar delicioso e elegante, com vista para o mar para encerrar a nossa experiência romântica e luxuosa em Lagoa.


Esta foi a nossa primeira vez em Lagoa e não será a última. Lagoa tem muito para oferecer e é a combinação perfeita de praia, cultura e comida deliciosa. Poder ter férias tão diversificadas e completas numa pequena região do Algarve foi fantástico e tornou as nossas férias muito mais relaxantes e agradáveis.

Esperamos que desfrute de Lagoa Algarve tanto quanto nós e que as recomendações que aqui partilhámos tornem a sua viagem memorável e inesquecível.

55 SECRETS
PORTUGAL

We are António and Marina, a Portuguese couple passionate about traveling and exploring each new destination from a local perspective. Together we're embarking on a journey to unravel the secrets of the world's most unique, under-the-radar and beautiful places. We started 55 Secrets to provide a regular source of the best travel related tips including the best unknown locations, insight from travellers and a curated list of the best places to explore during your trips. With over 80 Top selling Travel Guides published we want to make sure you get to explore every single place with the best local tips!